Nós, cristãos luteranos, fazemos parte da Una e Santa Igreja
Cristã e Apostólica, como confessamos no Credo Niceno, do século IV, um dos
principais símbolos da fé cristã universal.Cremos, ensinamos e confessamos que
“há somente um corpo [de Cristo, a Igreja,] e um Espírito (...); há um só
Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre
todos, age por meio de todos e está em todos” (Efésios 4.4-6).A Igreja Luterana
é a um só tempo evangélica – porque proclama o perdão gratuito dos pecados por
meio da fé em Jesus Cristo – e sacramental, porque centraliza a sua vida
espiritual na água regeneradora do batismo e na presença real de Cristo na
Eucaristia.É uma igreja solidamente fundada nas Escrituras, mas que não
confunde o livre exame da Bíblia com uma interpretação individualista, e
preserva um sistema teológico abrangente, rigoroso e ortodoxo.Nosso culto
caracteriza-se tanto pela ênfase na pregação da Palavra de Deus, quanto pela
liturgia desenvolvida ao longo de quase dois milênios.A Igreja Luterana é uma
igreja histórica com rica tradição espiritual, mas sem legalismo. Ensina,
portanto, que as boas obras são conseqüência de uma fé verdadeira, e não o meio
de obter o perdão dos pecados e a remissão de penas temporais ou eternas.Em
suma, a Igreja Luterana conserva alguns dos melhores elementos do
protestantismo e do catolicismo. E, graças a Deus, não é uma entre tantas
pequenas seitas enganosas, mas uma das maiores comunidades cristãs do mundo.O
monge Martinho Lutero, que desencadeou o movimento da Reforma do século XVI,
não queria a divisão da Igreja; e, contra a sua vontade, acabou deixando como
herança o próprio nome àqueles que até hoje vivem a fé de modo autenticamente
evangélico, fiéis à Palavra de Deus e aos santos sacramentos instituídos por
Nosso Senhor Jesus Cristo.
A IGREJA CRISTÃ é a comunhão dos santos, isto é, a
totalidade de todos aqueles que crêem em Cristo como seu único Salvador. Essa é
a Igreja Cristã invisível. É considerada invisível porque ninguém pode ver a fé
do outro. Ela é invisível para os homens, mas não para Deus, pois "o
Senhor conhece os seus" (2 Tm 2.19).Mesmo invisível, a presença da Igreja
Cristã é reconhecida por sinais visíveis. Esses sinais são a pregação da
palavra de Deus e a administração dos sacramentos do Batismo e da Santa Ceia.
Dizemos, por isso, que a Igreja Cristã está presente onde é pregada a palavra e
são administrados os sacramentos, pois a palavra de Deus jamais volta vazia (Is
55. 11).Cremos que a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) é fruto da graciosa
e contínua ação do Espírito Santo, que operou através da palavra e dos
sacramentos. A IELB é um conjunto de cristãos que confessam o nome de Cristo,
conforme o claro ensino da Escritura. A IELB é, apesar de suas fraquezas e
limitações, um instrumento de Deus para a edificação de seu reino em nossa
Pátria.A IELB busca a verdadeira união da Igreja Cristã, que consiste na
"preservação da unidade que o Espírito criou e opera", mantendo
encontros e diálogos teológicos com outras igrejas. "Há somente um corpo e
um Espírito... uma só esperança... há um só Senhor, uma só fé, um só batismo,
um só Deus e Pai de todos" (Ef 4. 4-6).Nesse sentido, a IELB busca
refletir os reformadores luteranos e seus discípulos que reuniram os textos com
os quais reafirmaram a verdade bíblica nas discussões teológicas em um livro
chamado o Livro de Concórdia, de 1580. A IELB busca a comunhão e a unidade com
outras igrejas com base nas Escrituras Sagradas, conforme foi exposta em suas
verdades centrais durante a Reforma. Nesta busca, a IELB mantém a posição que o
seu compromisso com a unidade externa com outras igrejas deve sublinhar e
confirmar: o compromisso com a verdade bíblica, conforme expresso no Livro de
Concórdia. Com isso, não julga a fé alheia, mas sabe que, onde a palavra de
Deus está em uso, o Espírito Santo opera a fé. (Rm 16.17; Mt 7.15; Jo 9).
SANTA CEIA e o MINISTÉRIO PASTORALCremos, ensinamos e
confessamos que o ministro pastoral é um ofício ordenado por Deus para
administrar publicamente a palavra de Deus e os sacramentos. Os ministros não
constituem uma classe especial de pessoas, como os sacerdotes do Antigo
Testamento. Sendo todos os cristãos sacerdotes reais, ninguém tem o direito de
sobrepor-se aos outros. Por isso, só o chamado de uma comunidade torna alguém um
ministro. O ministro exerce publicamente as funções que todos os cristãos
exercem em particular. Referências bíblicas: At 6.2; 1 Pe 2.9; Tt1.5-7; At
20.17,28; 1 Co 14.34ss; 1 Tm 2.11.Cremos, ensinamos e confessamos que, na Santa
Ceia, o Senhor Jesus Cristo, de acordo com sua palavra, nos dá o seu corpo e
sangue para remissão dos pecados. Os elementos materiais, pão e vinho, não se
transformam em corpo e sangue. Mas por ordem e promessa de Deus, recebemos na
Santa Ceia em, com e sob o pão e o vinho, o verdadeiro corpo e sangue de
Cristo. Os que crêem, recebem-no para fortalecimento da fé. Os que participam
sem arrependimento e fé, recebem igualmente o verdadeiro corpo e sangue de
Cristo, mas para juízo. A Santa Ceia é a mesa do Senhor onde recebemos conforto
e consolo. Ela nos dá o perdão dos pecados e nos fortalece na esperança da
ressurreição. Referências bíblicas: Mt 26.26-28; Mc 14.24; 1 Co 11.24-29.
DEUS e o SER HUMANO: Cremos, ensinamos e confessamos que o
conhecimento natural que o homem possui a respeito de Deus é imperfeito e
insuficiente para a salvação. Conhecimento correto e salvífico o homem adquire
somente pela Escritura Sagrada, na qual o Deus verdadeiro: Pai, Filho e
Espírito Santo assim se revelou e se quer adorado. Qualquer outro culto é idolatria
e abominação ao Senhor. Referências bíblicas: Rm 1.19-20; 2.14-15; Dt 6.4; Mt
28.19; Jo 5.23; 1 Co 8.4-8.Cremos, ensinamos e confessamos que o ser humano foi
criado por Deus conforme a imagem divina, a qual consistia em bem-aventurado
conhecimento de Deus, perfeita justiça e santidade. Essa imagem se perdeu com a
queda em pecado. Agora, o ser humano nasce com o pecado original, isto é, o
pecado que herdamos de Adão, a completa corrupção de toda a natureza humana,
agora privada da justiça original, inclinada para todo o mal e sujeita à
condenação. Referências bíblicas: Gn 1.27; 2.7; 3.1-16; Sl 51.5-15; Rm 5.12; Sl
143.3; Is 64.6.
PECADO E O EVANGELHO: Cremos, ensinamos e confessamos que
toda e qualquer transgressão da santa lei de Deus é pecado. Cada pensamento,
palavra ou ato contrário à vontade de Deus é pecado. Cada pecado é rebelião
contra Deus. O pecado é a causa de toda a miséria neste mundo. O homem é
responsável diante de Deus e terá que prestar contas de sua vida. E Deus
julgará todos. Referências bíblicas: Ez 18.20,30; Rm 8.7; 1 Jo 3.4; Gn 8.4; Hb
9.27; Rm 6.23.Cremos, ensinamos e confessamos que Deus, em seu infinito amor,
não abandonou os homens em sua ruína, mas resolveu salvá-los pela obediência,
paixão e morte de seu Filho unigênito Jesus Cristo. O evangelho é a boa notícia
dessa salvação. No evangelho, Deus oferece perdão dos pecados, vida e salvação
a todos os homens. Todo o pecador arrependido, que confia nas promessas do
Evangelho, tem o que estas palavras lhe dizem e prometem: perdão dos pecados,
vida e eterna salvação. Referências bíblicas: Jo 3.16; Rm 1.16; Gl 3.5; 2 Co
5.19.
BATISMO e JESUS CRISTO: Cremos, ensinamos e confessamos que
o sacramento do santo Batismo foi ordenado por Jesus como meio da graça pelo
qual o Espírito Santo "opera a remissão dos pecados, livra da morte e dá a
vida eterna a quantos crêem." Pelo Batismo, as crianças recebem a fé e se
tornam filhos de Deus e, aos adultos, o Batismo sela o perdão dos pecados.
Enquanto alguém permanece na fé, desfruta as bênçãos do Batismo. O Batismo deve
ser administrado uma vez só, em nome do Deus triúno: Pai, Filho e Espírito
Santo. Referências bíblicas: Mt 28.19; Tt 3.5; Mc 10.14; Mc 7.4; 16.16; At
22.16.Cremos, ensinamos e confessamos que Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro
homem. Como Filho de Deus, gerado do Pai desde a eternidade, é, em todos os
sentidos, igual ao Pai e ao Espírito Santo. Como verdadeiro homem, nasceu da
virgem Maria. Nasceu sem pecados e é, em todos os sentidos, verdadeiro homem.
Como nosso substituto, cumpriu a lei de Deus, padeceu por nossos pecados e, por
seu sacrifício e morte, consumou a obra de reconciliação. Desceu ao inferno
para mostrar sua vitória sobre todos os nossos inimigos. Jesus Cristo é o único
Salvador da humanidade. Fora dele não há salvação. Jesus voltará ao mundo para
julgar os vivos e os mortos. Referências bíblicas: Jo 1.1; Mt 1.18-25; 1 Pe
2.22; 2 Co 5.19; 1 Jo 2.2; Cl 2.15; Rm 1.14; At 10.42.
AS ULTIMAS COISAS: Cremos, ensinamos e
confessamos que Deus determinou um dia, no qual julgará o mundo com justiça.
Ninguém sabe quando será este dia. Naquele dia, Jesus voltará visível e
glorioso. Céu e terra se desfarão. Todos serão julgados por Jesus. Aos
incrédulos, Jesus dirá: Apartai-vos de mim, para o fogo eterno, preparado para o
diabo e seus seguidores. Aos fiéis, que terão um corpo glorioso, dirá: Vinde,
benditos de meu Pai e entrai no gozo de vosso Senhor que vos está preparado
desde a fundação do mundo. Então serão criados os novos céus e a nova terra,
nos quais habitará justiça.Referências bíblicas: Jo 5.28-29; At 10.42; 1 Co
15.51-52; Rm 8.18; Mt 10.28; Is 66.24; Jo 19.25-27; Mt 26.31-46; 2 Pe 3.10-13;
Ap 21.1-8.
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